
LEITE

LEITE PASTEURIZAZADO
Tratado pela pasteurização e livre de bactérias patogênicas. Na pasteurização, utilizam-se temperaturas abaixo de 100 graus celcius para destruir microorganismos patogênicos.
Leite envazado em granja leiteira, de elevada qualidade microbiológica,contendo o teor de gordura original. Pode ser semidesnatado ou desnatado.
O leite é um alimento líquido que contém em sua composição cerca de 86% de água e muitos nutrientes como proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas (em especial a vitamina A) e minerais (com destaque para o cálcio e o fósforo).
As proteínas do leite são classificadas em caseína e proteínas do soro (lactoalbumina e lactoglobulinas). As caseínas correspondem a 80% do total das proteínas do leite. O carboidrato do leite é a lactose e em relação aos lipídios, são formados principalmente por triacilgliceróis, com ácidos graxos saturados e insaturados, fosfolipídios (lecitina) e esteróis (colesterol).
Tem cor esbranquiçada. Isto se deve à caseína e aos fosfatos de cálcio. O tom verde-amarelo do soro se deve à lactoflavina (vitamina B2) e a cor amarela da manteiga ao caroteno (pró-vitamina A).
As formas de processamento do leite são: pasteurização, na qual está o leite tipo A, B e C, e ultrapasteurização. Podem ser classificados em leite evaporado, homogeneizado, desengordurado, condensado, leite em pó e leite acidificado e fermentado.
LEITE UHT
(Longa vida)
LEITE TIPO A
LEITE TIPO B
Leite integral extraído por ordenha mecânica, de média qualidade microbiológica, contendo teor de gordura original. Pode ser semidesnatado ou desnatado.
LEITE TIPO C
Leite de baixa qualidade microbiológica. Deve possuir, no mínimo, 3% de gordura e parte dela pode ser extraída para fabricação de manteiga, creme de leite e requeijão. Pode ter sido utilizado ordenha manual.
leite submetido ao processo de ultra pasteurização.
